Mentira x Consequência
É melhor que seja mentira. Caso contrário, sofres a Consequência. O Mentira ou Consequência deve ser jogado por dois ou mais participantes. O participante que inicia a partida, após seleção da carta, deve escolher se pretende responder à afirmação ou aceitar uma consequência definida pelos seus colegas.

Para que entendas melhor a dinâmica do jogo, damos três exemplos bastante claros:

Exemplo 1: Quando a afirmação lida é uma situação que nunca te aconteceu, deves dizer “Mentira!”. A vez passará ao participante seguinte, que tirará uma nova carta.

Exemplo 2: Se a afirmação lida é algo pelo qual já passaste, deves dizer “Consequência” e ficar nas mãos dos teus colegas (castigo)!

Exemplo 3: Caso a situação não se aplique a ti – por exemplo, é relacionada com motociclos e tu não conduzes este tipo de veículo - deves assinalar “Não se aplica” para obter outra carta e continuar a jogar.
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Mentira x Consequência
Não sabes que “castigos” deves aplicar após o/a teu/tua colega ter respondido “Consequência!”? Não faz mal, nós damos algumas ideias:

1 - Escrever o nome do/da teu/tua melhor amigo/a ao contrário;
2 - Cantar em voz alta a música que menos gostas;
3 - Redigir uma composição com 500 ou 1000 palavras;
4 - Comer um alimento de que não gostas;
5 – Soletrar uma palavra indicada pelos teus colegas;
6 – Fazer 5 flexões de braços;
7 – Escrever 10 vezes num papel uma palavra indicada pelos teus colegas;
8 – Dar uma volta à sala de aula de cócoras;
9 – Desenhar várias bicicletas e/ou trotinetas elétricas no braço;
10 – Dizer a tabuada ao contrário: do 10 ao 1, em voz alta.

O céu é o limite: podes criar outras “Consequências” mais adaptadas ao teu grupo.